e-Maintenance

Manutenção gerenciada e executada via assistência computacional. Trata-se de um domínio multidisciplinar baseado em organização científica da manutenção, em tecnologias da informação e comunicações e em telemática, garantindo que os serviços estejam alinhados com as necessidades e os objetivos dos clientes e fornecedores durante todo o ciclo de vida do sistema. A equipe do AeroLogLab busca aperfeiçoar as expertises em especificação de requisitos para sistemas com capacidade IVHM, bem como introduzir as práticas de IVHM em sistemas existentes.

Desempenho da suportabilidade de um sistema existente

Quando há ausência de planejamento logístico cientificamente organizado, sistemas têm seu desempenho degradado por questões de suportabilidade. Sistemas de elevada complexidade implicam dificuldades para estruturar seu suporte e podem resultar em baixos níveis de serviço por integração incompleta entre seus componentes, além de custos extras com a pronta-resposta intempestiva. Modelos matemáticos e computacionais são elaborados e métodos de solução são propostos, com vistas à compreensão da suportabilidade e dos fatores que eventualmente estejam impactando a operacionalidade.

Análise da suportabilidade para um novo sistema

O AeroLogLab ITA enxerga sistemas de elevada complexidade como formados por um número grande de partes que interagem sem a necessidade de controle central, assumindo que seus processos são integrados, tornando o sistema autogerenciado. Desde a concepção até a desativação, a análise dos elementos de suporte logístico trata-os de forma detalhada, no intuito de não deixar que coisas importantes deixem de ser consideradas no modelo, nas interfaces e nos planejamentos elaborados, tudo considerado de forma sistêmica, a fim de que o sistema se auto regule por meio das reatividades das suas partes.